EVITE MULTAS!
AGENDE SEU EXAME TOXICOLÓGICO

 

FALE CONOSCO!

Procendimentos e Exames

EXAME TOXICOLÓGICO

O prazo para exame toxicológico mudou.
Agora, grande parte os motoristas precisa fazer o exame a cada dois anos e meio.
1.jpg
O que é:
 

O exame toxicológico tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 180 dias, sendo esse exame obrigatório desde 2016 para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN.


Quais drogas são detectadas
As principais drogas que podem ser identificadas no exame toxicológico com a coleta de cabelo ou pelo são:


Maconha e derivados, como o Haxixe; Anfetamina (Rebite); LSD; Crack; Morfina; Cocaína; Heroína; Ecstasy.

Esse exame, porém não detecta o uso de antidepressivos, esteroides ou anabolizantes, devendo ser feito outro tipo de análise caso seja necessário verificar se a pessoa faz uso dessas substâncias.


Quando é indicado:
 

O exame toxicológico é principalmente indicado como parte do processo de admissão caminhoneiros e motoristas de ônibus, por exemplo, pois assim é possível que seja comprovada a aptidão da pessoa e se a contratação do profissional não represente risco para ele e para as pessoas transportadas, por exemplo. Além de ser usado no exame admissional, o exame toxicológico também pode ser usado no exame demissional para justificar a demissão por justa causa, por exemplo.
 

Além disso, o exame é obrigatório desde 2016 para as pessoas que irão renovar ou tirar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E, que correspondem às categorias de transporte de cargas, transporte de passageiros e condução de veículos com duas unidades, respectivamente.


Esse exame pode ser indicado também em alguns concursos públicos, em casos judiciais e no hospital quando há suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas ou medicamentos, por exemplo, além de poder ser realizado em caso de overdose para que se saiba qual a substância responsável.


Como é feito:
 

Para fazer o exame toxicológico não é necessário qualquer tipo de preparo, sendo apenas necessário que a pessoa se dirija até nossos postos para que o material seja coletado e enviado para análise. As técnicas de detecção são métodos seguros e não há chance de resultados falso positivos. Quando o exame detecta a presença de drogas, o teste é feito novamente para confirmar o resultado.
 

O exame toxicológico no cabelo ou nos pelos é o mais indicado, já que quando a droga é consumida, espalha-se rapidamente pela corrente sanguínea e acaba por nutrir os bulbos capilares, permitindo a identificação do consumo de drogas nos últimos 3 a 6 meses.

 

 

Agende seu exame pelo WhatsApp

 

linha1.jpg

 

Procendimentos e Exames

dentista.jpg

DENTISTA

Exclusivamente na unidade Cursino.

Como é feito:
 

Odontologia ou medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático – compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

OBS. Especialidade apenas na unidade Cursino.

Agende seu exame pelo WhatsApp